Dominio del Águila: uma visita a uma das adegas mais extraordinárias da Europa

La Aguilera, Ribera del Duero | Agosto de 2026

“Só queremos fazer vinho bom, nada aqui é chique.” Jorge Monzón repetiu esta ideia durante a nossa visita ao Dominio del Águila e, quanto mais avançávamos pelas antigas caves de La Aguilera, mais sentido ela fazia. Não existe aqui a monumentalidade arquitetónica que tantas propriedades importantes procuram construir à volta dos seus vinhos, nem qualquer tentativa de transformar a adega num cenário. O que existe é algo bastante mais raro: uma coleção extraordinária de vinhas muito velhas, centenas de parcelas minúsculas, algumas quase absurdamente pequenas, caves subterrâneas onde o tempo parece decorrer a outra velocidade e uma convicção absoluta de que um grande vinho nasce essencialmente da vinha e da paciência necessária para não interferir demasiado com aquilo que ela tem para dizer.

No dia 29 de Agosto de 2026, eu, Igor Beron, e Vladimir Jr. visitámos o Domínio del Águila em La Aguilera pela Temple Wines. Conhecíamos bem os vinhos e a reputação quase mítica que o projecto construiu em pouco mais de uma década, mas a dimensão do projeto só se torna realmente compreensível quando se está ali. Foi, sem exagero, uma das adegas mais impressionantes que visitámos nas nossas vidas. Não pela escala, pelo luxo ou pela tecnologia, mas precisamente pelo contrário: pela forma como um trabalho aparentemente simples e profundamente artesanal consegue administrar uma complexidade vitícola extraordinária e transformá-la em alguns dos vinhos mais singulares e premiados da Europa. A visita culminaria numa prova que dificilmente esqueceremos, com três colheitas diferentes de Canta la Perdiz, entre elas o extraordinário 2020, distinguido com 100 pontos por The Wine Advocate.


(sim, está é a entrada da adega)

Jorge Monzón: da Romanée-Conti de volta à aldeia onde nasceu

Para compreender o Dominio del Águila é preciso começar por Jorge Monzón e, sobretudo, pela relação quase visceral que tem com La Aguilera. Jorge nasceu nesta pequena localidade de Burgos e cresceu entre estas vinhas. Conhece as encostas, os caminhos, as exposições e as parcelas como a palma da sua mão, um conhecimento que não pode ser adquirido apenas através de mapas de solos ou análises geológicas. Num território tão fragmentado, onde alguns metros podem significar uma mudança de exposição, profundidade do solo ou composição, esta memória acumulada ao longo de uma vida tornou-se uma das ferramentas mais importantes do projeto.

Mas a história ganha uma dimensão particularmente fascinante para nós quando Jorge deixa La Aguilera para aprender fora de Espanha. O seu percurso passa por Vega Sicilia, uma referência incontornável da história da Ribera del Duero, mas antes disso aconteceu algo ainda mais extraordinário: Jorge trabalhou durante cerca de três anos no Domaine de la Romanée-Conti, lado a lado com Bernard Noblet. Algumas fontes publicadas referem um período superior a dois anos; durante a nossa visita, Máximo, braço direito de Jorge, falou-nos dessa experiência como aproximadamente três anos. Importa compreender o que significa um jovem nascido numa aldeia da Ribera del Duero passar anos da sua formação dentro do domaine que talvez tenha levado mais longe a interpretação da parcela como unidade fundamental do grande vinho.

Para a Temple Wines esta ligação tem um significado especial. A Borgonha está no centro da nossa seleção e da nossa maneira de pensar vinho, não apenas pelo prestígio dos seus crus, mas pela cultura de interpretar diferenças mínimas entre parcelas, exposições, solos e material vegetal. Jorge passou pela Romanée-Conti, mais tarde trabalhou em Vega Sicilia e acumulou uma experiência técnica extraordinária, mas a decisão fundamental foi regressar à sua aldeia. Em vez de tentar reproduzir Borgonha em Espanha, trouxe consigo uma maneira de observar a vinha. Talvez seja precisamente essa a grande influência borgonhesa do Dominio del Águila: não o estilo dos vinhos, que permanecem profundamente castelhanos, mas a convicção de que uma parcela merece ser compreendida individualmente e que a identidade de um vinho começa muito antes da adega.

Essa ligação à Borgonha reapareceria várias vezes durante a nossa visita, por vezes de formas inesperadas. Na cave, entre as inúmeras barricas antigas utilizadas para os longos élevages, encontrámos inclusive barricas provenientes de Louis-Michel Liger-Belair, outro dos grandes nomes de Vosne-Romanée. É uma imagem que resume de forma quase perfeita o projeto: um homem formado na Romanée-Conti, utilizando algumas barricas que passaram por Liger-Belair, mas trabalhando Tempranillo, Albillo Mayor, Bobal, Garnacha e outras castas de vinhas centenárias da aldeia onde nasceu. A influência da Borgonha está presente, mas nunca como imitação.

Mais de 500 microparcelas e um património vitícola extraordinário

O projeto nasceu no início da década de 2010 com Jorge e a sua então companheira Isabel Rodero, e Jorge assumiu recentemente a totalidade do Dominio del Águila. Ao longo destes anos foi construindo um património vitícola cuja dimensão nos impressionou profundamente durante a visita. Hoje são proprietários e vinificam uvas provenientes de mais de 500 microparcelas espalhadas por La Aguilera. Algumas têm dimensões inferiores a 100 metros quadrados, o que torna quase cómica a utilização da palavra “parcela” quando pensamos na escala habitual de uma propriedade vitícola. Mas é justamente essa fragmentação que ajuda a compreender a precisão e a complexidade dos vinhos.

Muitas destas vinhas ultrapassam os 100 anos e algumas são pré-filoxéricas. Mais importante ainda, não foram plantadas segundo a lógica contemporânea da monocasta. São vinhas históricas onde castas tintas e brancas convivem dentro da mesma parcela: Tempranillo, Albillo Mayor, Garnacha, Bobal, Cariñena, Tempranillo Gris e várias outras. Em vez de separar artificialmente esta diversidade na adega, Jorge procura preservar a lógica original da vinha e vinificar conjuntamente aquilo que historicamente cresceu junto. O Dominio del Águila trabalha assim com verdadeiros field blends, não enquanto conceito moderno ou estratégia de comunicação, mas como consequência natural de um património vitícola que já existia muito antes da criação do domaine.

A presença das castas brancas é particularmente importante. Jorge explicou-nos que todos os seus tintos podem incorporar pequenas percentagens de uvas brancas, frequentemente até cerca de 5%, precisamente porque elas fazem parte destas vinhas antigas e contribuem para a frescura e a tensão dos vinhos. O Albillo Mayor ocupa um lugar central neste universo e obriga inclusive a uma vindima muito mais complexa. Como amadurece antes de algumas das castas tintas com as quais está plantado, as equipas precisam de regressar várias vezes às mesmas vinhas, selecionando aquilo que atingiu o momento correto de maturação.

Uma vindima de precisão quase obsessiva

A vindima ajuda a perceber o nível de trabalho escondido por detrás de cada garrafa. Jorge contou-nos que chegam a trabalhar mais de vinte pessoas na colheita e que as sucessivas triagens das parcelas são realizadas com uma precisão que ele próprio comparou ao trabalho do Château d’Yquem. A comparação não significa que a técnica seja igual, naturalmente, mas ajuda a visualizar a filosofia: não existe simplesmente uma data em que uma parcela é declarada “madura” e colhida integralmente, sempre muito antes de seus vizinhos para preservar a frescura nos vinhos. É necessário observar o comportamento de cada casta dentro destes velhos field blends, regressar à vinha e selecionar.

Uma das primeiras passagens é dedicada ao Albillo Mayor. Depois, a equipa regressa para as restantes castas à medida que alcançam o equilíbrio desejado. É uma forma extremamente pouco eficiente de produzir vinho se a eficiência for medida em horas de trabalho ou custo por hectare, mas perfeitamente lógica quando o objetivo é preservar a identidade de uma vinha centenária misturada. Separar tudo, replantar ou uniformizar as parcelas tornaria a operação mais simples, mas eliminaria justamente aquilo que faz destes vinhos algo irrepetível.

Outro dos momentos mais reveladores da visita aconteceu simplesmente ao olharmos para o calendário. Estávamos em 29 de Agosto de 2026 e a vindima ainda não tinha começado. Para nós, vindos de Portugal, o contraste era impressionante. No nosso projeto no Dão a vindima tinha sido particularmente precoce e, em muitas regiões europeias, incluindo zonas de Champagne e Borgonha, a colheita estava já muito avançada. Em La Aguilera, Jorge ainda esperava. As vinhas encontram-se em altitudes muito elevadas, frequentemente entre aproximadamente 820 e 900 metros, e este fator é absolutamente decisivo numa região continental como a Ribera del Duero. Os dias podem ser quentes e luminosos, mas as noites arrefecem significativamente e a maturação prolonga-se, permitindo preservar acidez e frescura sem renunciar à concentração.

Altitude, frescura e as diferentes faces de La Aguilera

As diferenças de altitude e posição ajudam também a explicar a hierarquia e a personalidade dos vinhos. Jorge explicou-nos, por exemplo, que o Pícaro del Águila Tinto nasce de parcelas situadas numa zona relativamente mais baixa de La Aguilera, algumas em torno dos 820 metros e mais próximas do rio. Dizer “mais baixa” aqui é naturalmente relativo: 820 metros continuaria a ser uma altitude importante em grande parte das regiões vitícolas europeias. A proximidade do rio e uma maior disponibilidade de humidade ajudam a produzir um vinho que conserva a assinatura do domaine, mas se apresenta mais acessível, suculento e imediato.

Os solos são calcários com seixos e influência de argilas vermelhas, em encostas orientadas a norte para o vale do rio Gromejón. Esta orientação é particularmente importante numa região quente durante o verão, pois permite moderar a exposição solar e prolongar a maturação. É um bom exemplo de como Jorge pensa os vinhos menos em termos de receita enológica e mais como consequência de uma geografia específica.

À medida que avançamos para outras parcelas, a altitude aproxima-se dos 880 ou 890 metros. No Canta la Perdiz, encontramos uma das vinhas mais extraordinárias de La Aguilera, situada aproximadamente a 890 metros, com solos arenosos à superfície que se tornam progressivamente mais calcários em profundidade. O calcário aparece fragmentado em lascas, permitindo às raízes penetrar e explorar as camadas inferiores. A Tempranillo domina, mas Cariñena, Albillo Mayor, Garnacha, Bobal, Tempranillo Gris e outras castas participam naturalmente do vinho. Muitas destas videiras ultrapassam os cem anos e várias são pré-filoxéricas.

Na adega, nada é chique e nada é apressado

Se a viticultura é extremamente complexa, a adega parece deliberadamente simples. Os cachos entram inteiros e o engaço é utilizado sistematicamente, uma decisão que Jorge relaciona diretamente com a idade das vinhas e com a qualidade da maturação. Em videiras tão velhas, equilibradas e cultivadas nestas condições de altitude, os engaços conseguem atingir uma maturidade que permite integrá-los na fermentação sem introduzir a rusticidade vegetal que poderia surgir em material menos maduro. As uvas são pisadas a pé e as fermentações decorrem espontaneamente, frequentemente em depósitos de betão, respeitando métodos que parecem pertencer mais à memória histórica da região do que à enologia tecnológica contemporânea.

Depois começa uma das características mais fascinantes do Dominio del Águila: o tempo. As fermentações podem ser lentíssimas, as maloláticas podem prolongar-se durante muitos meses e os élevages desafiam completamente a pressa comercial que domina grande parte do vinho contemporâneo. As antigas caves subterrâneas mantêm temperaturas naturalmente baixas e estáveis, permitindo que os vinhos evoluam quase em câmara lenta. No Albillo Viñas Viejas 2021, por exemplo, a fermentação demorou mais de 34 meses a terminar e o vinho permaneceu cerca de 44 meses em pequenos tonéis. O Reserva 2021 teve igualmente um élevage extremamente prolongado, enquanto o Canta la Perdiz 2020 passou aproximadamente 42 meses em carvalho francês.

A madeira, apesar destes longos períodos, não pretende marcar aromaticamente os vinhos. Jorge trabalha sobretudo com barricas velhas, algumas provenientes de produtores extraordinários, incluindo as já mencionadas barricas de Louis-Michel Liger-Belair. É um detalhe importante porque ajuda a explicar como vinhos capazes de permanecer três, quatro ou mais anos em madeira conseguem conservar transparência e identidade. A barrica funciona como recipiente para uma evolução lenta, não como fonte de sabor. O resultado é um estilo de élevage que novamente nos faz pensar na Borgonha, não porque os vinhos saibam a Borgonha, mas porque a madeira é entendida como ferramenta silenciosa de construção e não como assinatura enológica.

Albillo Mayor e a recuperação de um grande branco da Ribera

O Dominio del Águila Albillo Viñas Viejas talvez seja um dos vinhos que melhor demonstra como o projeto recupera elementos históricos da Ribera del Duero que ficaram obscurecidos pela enorme projeção internacional dos tintos de Tempranillo. Proveniente de vinhas com mais de 100 anos, algumas pré-filoxéricas, situadas aproximadamente a 880 metros sobre solos muito calcários com argilas vermelhas, é um branco concebido desde o início como verdadeiro vinho de guarda. O Albillo Mayor domina, mas, como acontece frequentemente nestas parcelas, outras castas brancas e tintas convivem dentro da vinha.

Os cachos são utilizados inteiros, pisados a pé, e o mosto segue para pequenos depósitos de betão, onde decanta naturalmente. A fermentação sobre borras decorre em pequenos tonéis e barricas durante períodos extraordinariamente longos, sem bâtonnage e sem a sucessão de trasfegas que normalmente procura acelerar a preparação de um vinho para o mercado. O resultado é um branco de estrutura, profundidade e enorme capacidade de evolução, muito distante da ideia de Albillo como simples curiosidade regional. É também essencial para compreender os tintos do domaine, porque a mesma casta que aqui assume o protagonismo está silenciosamente presente em muitos dos velhos field blends tintos de La Aguilera.

Clarete: uma tradição rural à mesa do Mugaritz e do Belcanto

O Pícaro del Águila Clarete conta outra parte desta história. Antes de o rosé se transformar numa categoria internacional definida sobretudo pela cor e pelo consumo sazonal, o clarete fazia parte da cultura quotidiana da Ribera. Vinhas plantadas conjuntamente com castas tintas e brancas eram vindimadas e vinificadas segundo uma lógica própria, dando origem a vinhos que não encaixam perfeitamente nas categorias modernas de branco, rosé ou tinto.

No Pícaro Clarete, Tempranillo e Albillo Mayor convivem com uma impressionante diversidade de castas antigas, entre elas Garnacha, Bobal, Bruñal, Monastrell, Tempranillo Gris, Garnacha Blanca, Pirulés, Jaén e diferentes Malvasías. A prensagem é direta, a decantação ocorre naturalmente em betão e o vinho fermenta e envelhece lentamente em pequenos tonéis. O resultado tem a fragrância e a tensão que poderíamos associar a um branco, mas simultaneamente a textura e a estrutura delicada de um tinto. Chamar-lhe simplesmente rosé seria ignorar toda a história que existe por detrás dele.

Talvez seja justamente por isso que este vinho encontrou um lugar tão interessante na alta gastronomia. Durante a visita falámos sobre a sua presença no pairing do Mugaritz, em Espanha, e, numa coincidência que nos é particularmente próxima, também no Belcanto, duas estrelas Michelin, em Lisboa. Existe algo de extraordinariamente coerente nessa trajetória: um estilo de vinho nascido de uma antiga tradição camponesa da Ribera del Duero, durante décadas pouco valorizada fora da região, torna-se uma ferramenta para algumas das cozinhas mais sofisticadas da Península Ibérica. Não porque tenha sido modernizado ou transformado em algo mais luxuoso, mas precisamente porque manteve a sua singularidade.

Canta la Perdiz e uma das grandes provas da nossa viagem

Se toda a visita já justificaria a viagem a La Aguilera, a prova de Canta la Perdiz transformou aquele dia numa memória muito difícil de repetir. Tivemos o privilégio de provar três colheitas diferentes do vinho, uma oportunidade particularmente importante porque Canta la Perdiz não é apenas uma das referências mais raras do Dominio del Águila, mas a expressão de uma das suas vinhas mais especiais. Provar vários anos consecutivamente permite retirar a pontuação e a reputação do centro da conversa e perceber aquilo que realmente interessa: a forma como a mesma vinha responde a diferentes condições climáticas sem perder a sua identidade.

O Canta la Perdiz nasce de uma vinha muito velha de La Aguilera, aproximadamente a 890 metros de altitude. A Tempranillo é predominante, mas cerca de 10% de Cariñena e pequenas proporções de Albillo Mayor, Garnacha, Bobal, Tempranillo Gris e outras castas integram naturalmente o field blend. Os cachos são fermentados inteiros com leveduras indígenas em betão e pisados a pé. A malolática decorre lentamente em pequenos tonéis e pode demorar muitos meses, seguindo-se um longo élevage em carvalho francês usado. O vinho não é clarificado nem filtrado antes de ser engarrafado manualmente.

Entre as três garrafas estava o Canta la Perdiz 2020, distinguido com 100 pontos por The Wine Advocate. É inevitável que uma pontuação perfeita crie expectativa, sobretudo num vinho produzido em quantidades minúsculas, mas talvez o mais interessante tenha sido perceber como os 100 pontos se tornaram secundários depois de alguns minutos com o vinho no copo. Jorge considera 2020 uma colheita quase perfeita, fresca e equilibrada, que lhe recorda o extraordinário 2016. O vinho combina uma profundidade imensa com uma sensação surpreendente de precisão. Existe concentração, mas não peso; estrutura, mas não rigidez; fruta, ervas, especiaria e mineralidade aparecem sem que a madeira se imponha sobre a vinha. É um daqueles raros tintos que conseguem ser simultaneamente monumentais e transparentes.

Provar três Canta la Perdiz na cave onde nasceram foi, para nós, muito mais importante do que confirmar que o vinho merece uma determinada pontuação. Permitiu compreender que existe uma coerência profunda entre tudo aquilo que Jorge nos tinha mostrado durante o dia e aquilo que finalmente encontrávamos no copo. As centenas de parcelas, as vinhas centenárias, a altitude, os field blends, as sucessivas passagens durante a vindima, o engaço, a pisa a pé, o betão, as barricas velhas e os anos de espera não são detalhes românticos acrescentados posteriormente à história do vinho. Conseguimos prová-los, de alguma maneira, na precisão e na personalidade do Canta la Perdiz.

A verdadeira influência da Borgonha

Saímos da adega pensando novamente na passagem de Jorge pelo Domaine de la Romanée-Conti. É fácil transformar esse episódio numa credencial extraordinária, sobretudo para quem, como nós, tem a Borgonha no centro da sua seleção. Mas depois de visitar o Dominio del Águila percebemos que a importância dessa experiência é bastante mais profunda do que o prestígio de ter trabalhado num dos domaines mais famosos do mundo. Jorge não regressou a Espanha para fazer uma interpretação borgonhesa de Tempranillo. Regressou com uma compreensão ainda mais intensa da importância da vinha, da parcela e da observação.

Talvez seja essa a ligação mais interessante entre Vosne-Romanée e La Aguilera. Na Borgonha, alguns metros podem separar dois climats com identidades e valores completamente diferentes. Jorge regressou à aldeia onde nasceu e olhou para um património que também estava extraordinariamente fragmentado, mas que durante décadas tinha sido frequentemente interpretado de maneira mais ampla. Em vez de uniformizar, começou a preservar. Em vez de procurar produtividade, protegeu vinhas velhas. Em vez de eliminar as castas brancas dos tintos, compreendeu por que razão estavam ali. Em vez de acelerar fermentações e estágios, aceitou que determinados vinhos precisassem de anos.

O resultado é um domaine que não se parece com a Romanée-Conti e não deveria parecer. Canta la Perdiz só poderia nascer em La Aguilera. Mas existe na maneira como Jorge pensa as suas mais de 500 microparcelas uma sensibilidade que qualquer apaixonado pela Borgonha reconhecerá imediatamente: a ideia de que o grande vinho não começa com uma receita de adega, mas com a capacidade de reconhecer que um pedaço específico de terra merece ser tratado de forma diferente daquele que está alguns metros ao lado.

“Só queremos fazer vinho bom”

No final da visita, aquela frase inicial parecia muito menos casual do que quando a ouvimos pela primeira vez. “Só queremos fazer vinho bom, nada aqui é chique” resume uma filosofia na qual praticamente todos os sinais exteriores de luxo foram eliminados para concentrar os recursos naquilo que realmente importa. O luxo está nas vinhas centenárias e pré-filoxéricas, nas centenas de microparcelas preservadas individualmente, numa equipa capaz de regressar várias vezes à mesma vinha durante a colheita, em fermentações que podem durar períodos aparentemente absurdos e na decisão economicamente pouco racional de manter um vinho anos dentro de uma cave subterrânea até Jorge considerar que está pronto.

O Dominio del Águila é impressionante precisamente porque não parece estar a tentar impressionar ninguém. Existe uma segurança rara em Jorge Monzón, provavelmente construída depois de uma vida em La Aguilera e de experiências profissionais que passaram por Vega Sicilia e, sobretudo, por aqueles anos decisivos no Domaine de la Romanée-Conti. Depois de conhecer alguns dos lugares mais importantes do vinho mundial, regressou à sua pequena aldeia e percebeu que tinha diante de si matéria-prima suficientemente extraordinária para construir algo próprio.

Foi uma das visitas mais emocionantes que fizemos pela Temple Wines e certamente uma das adegas que mais nos impressionaram até hoje. Não apenas porque provámos três colheitas de Canta la Perdiz e tivemos diante de nós o extraordinário 2020 de 100 pontos Parker, mas porque durante algumas horas conseguimos compreender a quantidade quase irracional de trabalho, conhecimento e paciência necessária para que uma garrafa daquele vinho exista.

No Dominio del Águila, a grandeza não está numa adega desenhada para ser fotografada, numa sala de provas luxuosa ou numa barrica nova. Está numa parcela de menos de 100 metros quadrados que Jorge sabe exatamente onde fica, numa videira que sobrevive há mais de um século, num pouco de Albillo escondido entre Tempranillo, numa cave fria onde ninguém tem pressa e na decisão de preservar tudo isso quando teria sido muito mais fácil fazer de outra maneira.

Talvez seja precisamente essa a definição contemporânea de um grande domaine. E talvez seja por isso que, depois de La Aguilera, aquela frase tão simples permaneceu connosco:

“Só queremos fazer vinho bom, nada aqui é chique.”